Relação Entre Mosquito Aedes Aegypti X Meio Ambiente

Por que cuidar do meio ambiente é importante?

 

Cuidar do meio ambiente é uma forma de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika vírus e chikungunya, os principais problemas de saúde pública no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A reprodução do mosquito Aedes aegypti se dá em terrenos baldios, nos lixões, nos quintais das residências e áreas mal cuidadas.

 

A preocupação com o meio ambiente é uma das maneiras mais eficazes de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Onde, tem que haver uma conscientização da população e uma capacitação para manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos, incentivo a reciclagem, á coleta seletiva e a implantação de aterros sanitários em todos as cidades brasileiras.

 

O Ministério do Meio Ambiente, pelos seus órgãos, busca por programas mais eficientes para a destinação correta do lixo, com separação de cada tipo de material (reciclagem) e envio dos rejeitos para aterros sanitários. Essas ações já estão previstas na Politica Nacional de Resíduos Sólidos, que previa o fim dos lixões e o inicio da coleta seletiva de resíduos até 2014. Um dos grandes problemas do mosquito Aedes aegypti é que ele se reproduz facilmente em qualquer recipiente com água armazenada. Assim aquele pneu jogado no terreno baldio do lado, aquele copo de iorgute no lixão com agua parada, serve de criadouro para o mosquito. Com a destinação correta, ele será reciclado, protegendo o meio ambiente e a saúde de todos.

Assim, a prevenção e as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti conta com a participação, conscientização e mobilização de toda a comunidade para que interrompa o ciclo de transmissão e contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito. 

 

Compartilhe